Avançar para o conteúdo principal

Artigo de opinião #5 - Rótulos Alimentares

 





Segue o artigo que fiz para a Revista Açores, a discutir um pouco sobre isto de rótulos e tabelas e "nutricionices" que os produtos alimentares têm na sua embalagem.
Opiniões nesta matéria a partilhar? 😘 

"Rótulos alimentares: alguns esclarecimentos

Tenho uma enorme dificuldade em comprar o que quer que seja em lojas de bricolagem. Quer seja uma simples extensão elétrica, quer seja uma lâmpada Led que necessito de repor. Não me entendo com a oferta dos produtos nas lojas e, se ler as embalagens, não fico a saber muito mais. Uma confusão, confesso.
O que vos interessa o meu sentimento perante bricolagem? Talvez seja o mesmo que muitos sentem quando tentam ler os rótulos dos produtos alimentares no supermercado. Lecitina de soja? Ácido ascórbico? Maltodextrina?
O objetivo dos rótulos alimentares é elucidar os consumidores para o conteúdo dos produtos disponíveis e facilitar uma compra consciente. Os rótulos alimentares são constituídos por duas partes: a lista de ingredientes e a tabela nutricional.
A lista de ingredientes enuncia todos os constituintes do produto alimentar, de forma decrescente. Se o primeiro ingrediente for sacarose ou xarope de, ficam informados que o ingrediente em maior quantidade nesse alimento será o açúcar, por exemplo. Todos os ingredientes que estiverem em letras mais escuras e salientados, são ingredientes que poderão causar alergia ou intolerância alimentar. Por vezes, surge alguma marotice e os ingredientes são designados de outras formas. Por exemplo, sacarose e glicose são sinónimos de açúcar e termos com sódio ou sódico significam sal. Acima de tudo, é essencial conseguir identificar todos os ingredientes que constam da lista. É costume dizer-se: se as avós não sabem o que são os ingredientes no rótulo, esse produto alimentar é muito processado e interessa pouquinho.
E quanto à tabela nutricional? Poderá ser mais confuso… Aqui, interessam as categorias dos alimentos e avançarmos para uma comparação, para que se consiga a melhor compra possível. A tabela nutricional decompõe o alimento em macro (proteína, hidratos de carbono, lípidos, fibra) e micronutrientes (vitaminas, minerais) por 100g e por porção ou unidade. A título de exemplo, se comprar cereais de pequeno-almoço, prefira os que têm mais proteína e fibra e menos açúcar; se comprar laticínios, escolha os com menos teor de gordura e com menos aditivos; se estiver indeciso perante enchidos e conservas, procure as opções com mais proteína e menos gordura saturada, gordura trans e sódio; e mais situações diferentes surgiriam para cada diferente categoria alimentar.  
E os rótulos alimentares da fruta e dos legumes? Ou da carne e do peixe fresco? Ah, pois é! Estes alimentos não têm rótulo porque não foram processados.
Os rótulos das vossas escolhas alimentares devem ter uma lista de ingredientes pequena e sem palavras estranhas e ter uma tabela nutricional descomplicada. Ou não ter rótulo… Vamos descomplicar e não ceder a todo o trabalho de marketing em que destacam os imensos benefícios de qualquer coisa como, por exemplo, uma vitamina qualquer num pacote de cereais de pequeno-almoço severamente processados e sem nada de bom ou interessante a acrescentar ao pequeno-almoço que se deseja saudável. Vamos regressar um pouco às origens e resistir mais às tentações da indústria alimentar."

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Artigo de Opinião #10 - A verdade crua da vida da recém mamã

Fui mãe há relativamente pouco tempo e foi e continua a ser uma experiência extraordinária. Conheci um amor completamente absorvente, chega a ser pecado, valha-me Deus!  E conheci a exaustão ao extremo. Desde todo o processo da gravidez até ao trabalho de parto, que terminou numa cesariana para solucionar algumas complicações que surgiram, é tudo de um caráter animalesco. Os cheiros, o sangue, as dores brutais, o desenvolvimento de sentimentos protetores ao extremo e do conhecimento de que somos capazes de multiplicar o amor, mesmo que seja em formas diferentes, sentido de formas diferentes.  Com tanto viver e sofrer (gente, o sofrimento anda de braços dados com a nossa existência!), a saúde da mãe pode sofrer muito e ninguém o refere. Tudo se concentra, e bem, no bebé mas a mãe continua ali, a ser extremamente necessária e a sofrer. Não se fala nisto, ninguém fala (é o papel da mãe, tenha paciência - foi o que me disseram!). Alerta Recém-mamã Fui mãe muito recentemente. Estou...

Bom filho a casa torna

 "Morri..." Será que sim? Será que não? Parece que sim. Mas não. Estou bem, viva e recomendo-me assim como quem recomenda uma marca de iogurtes. Sou agradável e não faço mal nenhum, mesmo se parecer que já tive melhores dias. Mas não me peçam muito mais que não me tenho assim como uma pessoa muito fácil de se conhecer. Estou a perder-me do que interessa que é falar de "coisas" de nutrição e comidas e marmitas e legumes e retenção de líquidos e trezentas outras dúvidas que vos passam pela cabeça assim que encontram uma nutricionista. A vida tem destas coisas... Deu-me uma época tortuosa e difícil, em que deixei de saber o que fazer, em que precisei de me reencontrar porque não estava a encontrar-me de maneira alguma. Confesso que perdi um pouco da alegria que tinha em escrever para o vazio de um blog que me enchia a alma e era terapêutico, perdi a alegria em cozinhar coisas novas e diferentes e passei a ser um rato de sofá nos tempos livres, como se isso fosse resolv...

Quando a vida sabe tudo e tu sabes pouquinho

Nem sempre as coisas são como queremos ou como sonhamos. Os meus últimos seis meses foram muito sentidos. Tudo aconteceu intensamente. As nossas vidas mudaram ou, pelo menos, mudou a forma como pensávamos que era certo. Já não é má educação não cumprimentar de beijinho e não terminar uma conversa pessoalmente com um abraço. As nossas casas passaram a ser santuários e sair em convívios sociais quase a ser equivalente a blasfémia. Senti falta daquilo que não me fazia falta antes. Da confusão nas ruas, do barulho do trânsito, de ir às compras sem restrições e sem estar aflita porque tem gente à espera que eu termine. O que desabafo é comum a muitos e, infelizmente, a situação foi e é pior para outros. Aborreci-me com aqueles que mais amo, simplesmente porque estávamos há muito tempo juntos (dias e dias sem descanso um do outro)... Mas, no início da quarentena e perante uma situação menos boa em termos de trabalho e emocional, tenho uma surpresa que revirou a minha vida e o meu mundo. Fiqu...