Avançar para o conteúdo principal

Artigo de Opinião #4 - É possível manter o peso perdido?

É uma dúvida que surge a todas as pessoas que decidem perder peso. Poucos acreditam que é possível. Será mesmo?
Quando o insucesso da manutenção do peso perdido é uma realidade desagradável para muitos, não significa que seja impossível. Com as mudanças corretas, é possível!
Lembrem-se sempre que o peso e o corpo que têm hoje, está diretamente relacionado com os vossos hábitos de vida de hoje.
Qual é a vossa opinião sobre o artigo?
Beijoca laroca


"É possível manter o peso perdido?

A primavera chegou! E, com esta, chega a temperatura amena, a vontade de usar roupa mais leve e expõe-se mais o corpo, ficando mais visível o peso que se ganhou no inverno.
A angústia que muitos sentem é compreensível. Necessitam de perder peso rapidamente. Ansiedade aumenta… Nos 3 meses que se seguem, a alimentação até se consegue fazer com regra, mas e depois? Depois, regressa-se lentamente aos hábitos alimentares a que o corpo se habituou durante muito tempo, os mesmos que levaram ao aumento de peso.
Após o tempo em que se está em restrição alimentar, devem incutir-se novos hábitos, reeducar-se a alimentação para que se mantenha o peso perdido o máximo de tempo possível.
A reeducação alimentar mais não é do que aprender a comer de forma saudável e gradual, adotando uma postura positiva perante uma alimentação que se deseja variada e onde as restrições serão muito poucas.
Gosto sempre de passar a mensagem de que apenas se consegue manter o peso desejado se modificarmos os nossos hábitos alimentares e que estes sejam saudáveis e sustentáveis. De que serve uma dieta muito gira e com todos os alimentos que estão super na moda, se não a consegue pôr em prática? Quanto mais diferente do seu dia-a-dia a dieta for, mais difícil será o seu cumprimento e manutenção. E nada deve ser proibido!
Beba água! E não necessita que seja apenas na sua forma mais simples. Chás, infusões e águas aromatizadas são também hidratação. A água é essencial em todas as funções orgânicas e tem um papel fundamental na regulação do apetite, controlo de peso e do trânsito intestinal.
Coma várias vezes ao dia, por favor. Quanto menos fome sentir, maior será a sua racionalidade nas escolhas alimentares, ou seja, conseguirá optar conscientemente por alimentos nutricionalmente mais ricos e menos densos em calorias. Se for jantar fora e chegar ao restaurante cheio de fome, vai mesmo optar por uma entrada de verdes e um prato de peixe grelhado com legumes cozidos? Pois… Não deixe que esses picos de fome aconteçam, normalmente, levam a que se façam escolhas alimentares menos boas.
Reeduque o seu paladar. Sim, paladares educam-se! Não com restrições e castigos, mas com o consumo de menos alimentos processados, que deturpam o nosso gosto, e mais produtos alimentares saudáveis. Evitem as idas a pastelarias e comam mais legumes, divirtam-se a inventar novos molhos para saladas e descubram formas saborosas de misturar legumes nas sopas! Com a insistência, vai perceber o quanto “plásticos” são os croissants e biscoitos de pacote e aperceber-se do quão doce é o nosso ananás, por exemplo.
Passe mais tempo na sua cozinha. Quando cozinhamos com vontade e curiosidade por uma comida melhor, tornamo-nos conscientes do que pomos no prato. Organize as suas idas ao supermercado, comprando para os pratos que idealizou para a próxima semana. Não só fará escolhas mais saudáveis, como será maior a poupança de dinheiro.
E, por favor, tenha paciência. O que é bom, leva tempo. Os hábitos não se mudam de um dia para o outro. Não coloque metas impossíveis de atingir. Goste de si. O resto virá, garantidamente."

Comentários