Avançar para o conteúdo principal

Artigo de opinião #2 - Confusão da alimentação dos trabalhadores por turnos

Trabalhadores por turnos!... Porque são tão esquecidas as consequências físicas das vossas condições de trabalho? Alguém que sinta na pele os efeitos que refiro no texto que escrevi para a Revista Açores?
Partilhem as vossas opiniões, por favor. Sentimos-nos sempre melhores quando alguém compreende as dificuldades porque passamos 😘



" Em 2008, estava eu a entrar no meu último ano de licenciatura e tive que escolher um tema para a minha tese. A alimentação dos trabalhadores por turnos foi um dos temas ponderados. Pensei: vamos a ver se consigo mostrar que a existência de um horário de trabalho que não vá de encontro ao nosso relógio biológico causa alteração nos hábitos alimentares.
Passados 11 anos e adicionando toda a experiência que a idade transmite, sei que este não é um tema de tese de licenciatura, é um tema muito maior. A alteração do nosso ritmo circadiano, ou seja, o período de 24 horas no qual se completam as atividades do ciclo biológico, onde existe um ajuste do sono e do apetite, por exemplo, terá sempre efeitos no nosso organismo.
Os trabalhadores por turnos nem sempre têm o mesmo horário. Os seus turnos são trocados com frequência e com esta troca, o corpo sofre mais um desajuste. E consequências?
Pois bem, o corpo interpreta a alteração no ritmo circadiano como um ataque, entrando em stress. Mesmo que este grupo de trabalhadores não o sinta, o corpo libertará mais glicose para o sangue, pode aumentar a pressão arterial e está em permanente alerta para potenciais ameaças, que na realidade, nada mais são do que tarefas laborais. Este stress permanente pode suscitar cansaço e/ou lapsos de memória, dificuldade em adormecer e/ou insónia e, a longo prazo, poderá originar doenças cardiovasculares, patologias metabólicas e ligeira supressão do sistema imunitário. Saliento que o desenvolvimento de patologias tem maior incidência neste grupo, os trabalhadores por turnos, e poderá sempre ser alterado por adoção de estilos de vida saudáveis.
No que a mim me diz respeito, enquanto nutricionista, posso garantir-vos que existem alterações no apetite, surgindo apetência por alimentos mais ricos em gordura e açúcar, aumento do peso corporal e alterações gastrointestinais como obstipação, flatulência e dor abdominal.
É possível melhorar os hábitos alimentares destes trabalhadores? Sem dúvida alguma!
Lá porque irá deitar-se às 8h, não significa que não possa cear antes de dormir! A alimentação, neste tipo de horário laboral, deve “sair da caixa”, para que seja possível ajudar as alterações de apetite e reduzir as consequências. Se entra ao serviço às 16h e pensa acordar às 13h, recomendo fazer um pequeno-almoço quando acordar e almoçar antes de entrar ao trabalho, mesmo que isso signifique que o jantar seja feito às 21h. Porque afirmo isto? Porque os longos períodos acordados sem ingestão alimentar remetem a um consumo alimentar maior e com menor atenção à qualidade dos produtos escolhidos, ou seja, mais calorias e menos vitaminas e minerais. Tentem fazer as vossas refeições o mais próximo da normalidade, considerando a vossa hora de acordar.
As marmitas são um extraordinário auxílio nesta tarefa de hábitos alimentares saudáveis em horários bem diferentes! Se levar a marmita recheada de alimentos saudáveis, menor será a probabilidade de consumirem fast food ou alimentos processados
Hidrate-se! Beba muita água. Reduzirá a sensação de fadiga e melhorará a concentração no trabalho.
Evite consumir bebidas e/ou alimentos com cafeína e teína, pois são excitantes e interferem na qualidade do sono, que já não é a ideal, e causam desidratação.
Pratique exercício físico. Estou a sentir o vosso revirar de olhos. Mal têm tempo para se organizar na loucura que é o vosso dia de trabalho, com a família e amigos e atividades de lazer a quererem fazer parte do pouco que vos resta. Mas a prática de exercício vai ajudar na redução do stress e organização do sono, que por si só, farão coisas fabulosas a curto prazo e, a médio e longo prazo, nem se fala. Se sentem perdidos na organização do vosso dia alimentar, trabalhando por turnos, procurem a ajuda de um nutricionista. Quanto melhor comerem, melhor se sentirão.
E, por fim, quero deixar por escrito, a minha admiração por quem trabalha por turnos, turnos que mudam a cada 15 dias, turnos muito longos, turnos que vos deixam em privação de sono e, mesmo assim, desempenham exemplarmente as vossas funções laborais. Um bem haja a todos!"

Comentários