O António Variações era extraordinário, muito mais do que o seu tempo. A mim, consegue colocar-me sempre a "dançar" com o embalar da Canção de Engate e garanto que esse feito não é fácil com a minha pessoa 🤭😉
Cantou um pouco de todas as nossas inquietações que ele sabia eternas e que são transversais a todos nós. Estamos, no verão, com um calor tremendo e a suspirar por um friozinho. Soa a "só estou bem onde não estou". E descreveu a fome emocional e gula, sabendo que é sempre o corpo que paga a ansiedade, os problemas resolvidos só assim-assim ou os acontecimentos passados que inconscientemente transportamos na nossa mochila de bagagem emocional, todos os dias.
A fome emocional não é maleita moderna. É velhinha. Ataca quando estamos aborrecidos, quando o dia não nos correu bem ou quando foram indelicados connosco e não conseguimos resolver o que essa indelicadeza suscitou internamente. É uma sonsa. Parece que esteve sempre ali há espera da primeira falha do dia para se revelar...
O ato de comer é fabuloso. Comer alimentos repletos de calorias, com gordura, açúcar e sal a transbordar faz de nós pessoas felizes, momentaneamente. É prazer de curta duração, infelizmente.
A fome emocional transporta-nos para um sítio menos agradável, que pode acarretar aumento de peso, postura não saudável perante a alimentação, diminuição da auto-estima, entre outros. A abordagem deve sempre ser de tratamento multidisciplinar e o nutricionista deve ser aliado de um psicólogo.
No que me toca, posso, muito por alto porque a individualidade deve ser sempre respeitada e só assim o tratamento fará sentido, sugerir que, se sofre de fome emocional, deve evitar fazer compras com fome e armazenar os seus alimentos prediletos em casa e evitar a todo o custo, fazer dietas restritivas. As coriscas dietas restritivas vão aumentar a fome e a necessidade de energia, culminando no pensamento quase constante em alimentos muito calóricos.
Infelizmente, a fome emocional é um mal comum a muitos e do qual a maioria padece calado, supondo erradamente que o erro é seu porque não se controla e outras ideias negativas que tais.
Comentários
Enviar um comentário